sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Como montar uma casa sem dinheiro

Alô amigos!

Escrevo-vos hoje para partilhar convosco o esforço que eu e o Jorge temos feito na redução de custos com a nossa casa, que teve o seu apogeu precisamente, HOJE.

Nós alugamos a casa praticamente vazia, estavam incluídos apenas os electrodomésticos básicos, uma cama e um guarda-fatos. Tudo o resto.... Era ar! E é nestas alturas que damos valor a todas as coisas que temos em casa: a cómoda, a carpete, a torradeira, o escorredor da louça, o caixote do lixo! As coisas mais absurdas fazem imensa falta quando não as temos!
Sendo assim, tratamos de comprar o básico. No entanto, o orçamento era reduzido, portanto tivemos de recorrer a todas as estratégias possíveis e imaginárias para poupar dinheiro.

O primeiro amigo que fizemos foi o IKEA. Sem dúvida, grande fornecedor de mobília barata e altamente complicada de montar. No entanto, nem tudo no IKEA é barato e se fôssemos a comprar tudo novo iríamos gastar bastante dinheiro. Sendo assim, passamos para o nível seguinte: artigos usados.
No domínio dos artigos usados existe muita oferta. O nosso primeiro alvo foram alunos da Universidade de Cambridge que estavam em mudanças (nós mudamo-nos no final de Agosto, por isso coincidia com o início do ano lectivo e partida de muitos alunos). E aqui conseguimos várias coisas a preços irrisórios ou até de graça:
Houve também um casal brasileiro, nossos colegas, que estavam de regresso ao Brasil. Resultado: um micro-ondas e um organizador de especiarias (aqueles suportes com bué de frasquinhos), já com especiarias dentro!
No entanto, não tendo conseguido ainda comprar tudo, o nosso alvo seguinte foi o Gumtree. Já estávamos na casa há cerca de um mês e um sofázinho estava mesmo a fazer falta. E acabámos por encontrar um mesmo à maneira. Mas o melhor de tudo é que o dono tinha uma carrinha enorme, ainda veio trazê-lo a casa e ajudou a carregá-lo para o segundo andar! Altamente. 60£.


Por último (ou quase), decidimos atacar o eBay. Queríamos comprar uma máquina de café mas, mais uma vez, os valores dos artigos novos não estavam propriamente dentro do orçamento. Mas isso resolveu-se num instante! Comprámos uma Nescafé Dolce Gusto, já com cerca de 40 cápsulas incluídas, por 44£! A máquina é espectacular, tira expressos, chocolates quentes, capuccinos, e mais não sei quantas variedades acabadas em cino que não sei precisar. Muito boa mesmo. Por isso amigos, quando vierem cá visitar-nos, não se preocupem que não vão ter de levar com aquela borra de café que eles bebem aqui em Inglaterra.

E para terminar, tal como vos disse no início, esta cena da redução de custos atingiu o seu apogeu precisamente hoje. No início da tarde saímos à rua para pôr o lixo e o que é que encontramos? Uma estante. E sim, é verdade, chegámos ao cúmulo de trazer para cima uma estante que ia para o lixo! A questão é que a estante estava em muito bom estado, apenas um pouco suja por estar na rua. Para além disso, condizia na perfeição com a mobília da nossa sala. Digam lá que não é jeitosinha? 


Ainda não sabemos muito bem o que vamos fazer com ela. Na verdade, precisamente no fim-de-semana que passou tínhamos comprado uma espécie de estante no IKEA para arrumos. Mas mesmo assim decidimos trazer. Se não servir para nada, colocámos no eBay e começamos a fazer dinheiro de artigos que estavam no lixo! :)

2 comentários:

  1. A pedido da madame, vamos lá a uma análise por partes.
    Quem lê isto não acredita que a autora foi escuteira... Um escorredor de loiça? Um caixote do lixo? E que tal empilhar a loiça de forma a criar arestas por onde a água escorre ou a colocar um saco aberto que funciona como lixo? Que vergonha. Ainda por cima um dos inquilinos da casa é engenheiro...
    Segundo prego no caixão do engenheiro e da ex-escuteira... Complicado montar coisas do IKEA que trazem um manual ilustrado? Alguém está na altura de renunciar ao título. Ó guida, quantos anos andaste a fazer pioneirismo com pior material e indicações? lol

    Depois, nota-se a diferença de hábitos entre tugas e não tugas. Se fosse um ex-tuga a abandonar a casa levava tudo consigo. Não há cá ajuda ao próximo. lol

    Já se nota o lado VIP a aparecer, porque não queriam um simples sofá, queriam um Gumtree... Sim, porque um Gumtree não é um sofá, é um Gumtree... Não fosse a foto e a palavra sofá e ainda a esta hora pensaria que a tua prioridade era uma árvore exótica qualquer.

    Para terminar, como portuguesa devias apoiar o país em tempo de crise e não apostavas numa Nescafe, mas sim numa Delta.

    Resumindo, uma escuteira e um engenheiro têm dificuldades em viver num ambiente inóspito... WIN

    Cheese

    ResponderEliminar
  2. LOLOLOLOLOLOLOLOL...
    Cheese, eu tive quase para pôr o link do gumtree, mas achei que era óbvio que era um website.. Website que vende coisas usadas!!! http://www.gumtree.com/
    Duuuuuuuuuuuhhhhhhhhhhhh

    Quanto à máquina delta, bem gostava, mas aqui não há disso... :\

    Mas por acaso essa cena que disseste da ex-escuteira tem uma certa lógica.. Às vezes, em certas situações eu digo ao engenheiro "Olha que eu fui escuteira!".. E sabes o q é q ele faz? Goza-me, porque diz q eu não tenho comportamento de escuteira...
    Enfim.. Mas pelo menos tento!

    ResponderEliminar