quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Acordo Ortográfico e não só

Esta coisa do acordo ortográfico está a corroer a minha alma nacionalista. 
espETAdores? EgITO? ATUAlizar??? ExpeTAVEL??? Onde está o C? Nós dizemos o C! 
Que é esta m****?
É um verdadeiro atentado à nossa identidade. E mais não digo.

Mas infelizmente, a maioria de nós, portugueses, não faz nada para defender a nossa identidade, nomeadamente ao nível da língua, Aliás, pelo contrário, contribuímos e muito para a tornar cada vez menos portuguesa. No meu trabalho lido diariamente com verdadeiros atentados. Daqueles com facas, balas e tudo o resto a que tem direito. Vou-vos deixar aqui dois exemplos fantásticos.

LINKAR
Ao que parece, é um novo verbo da língua portuguesa. Ou não. 
"Vou linkar este evento ao outro", "Qual é o evento que está linkado?".. São coisas que eu ouço diariamente! Não sabem dizer LIGAR? Ligar? Ligar? Ligar???? Não? Socorro!

E agora uma cuja correspondência em português é mais difícil de encontrar,mas que existe! 
ASSIGNAR
"Vou-te assignar o evento.". "O evento está assignado a mim."
Mais uma vez: Que é esta m*****???
Ok, a correspondência em português não é tão óbvia como no exemplo anterior, mas existe: ATRIBUIR. Por que é que não a usam???

Já alguma vez tiveram aquela sensação de estar a ouvir alguém a cantar que está tão desafinado, mas tão desafinado, que só apetece tapar os ouvidos? De certeza que já.
Eu sinto o mesmo quando ouço estas coisas. 

5 comentários:

  1. Bem, já ouvi dizer Egipto e Egito, mas encontrar nessa palavra um C é algo que me ultrapassa, mas ilumina-me. :)

    Agora a sério, a língua portuguesa caminha em direcção a duas coisas:
    Toda a gente passar a falar pt-br nos países lusófonos e, como o nosso futuro estará garantido pelo pessoal que escreve sempre com x nas mensagens ao invés de S e Z, o alfabeto passará a ter menos letras.

    Falando por mim, são várias as palavras com C k há muito eu dizia como letra muda. Só me vai custar habituar a escrever assim. Espetadores e atualizar já era como eu dizia, agora só não concordo com os critérios usados, porque as coisa não são lineares. Ao que parece Facto continuará a levar o C e não passará a ser um fato de vestir, porque o C não é mudo em pt-pt. Da mesma forma, desconfio que espectável também manterá o C.
    Mas depois temos uma série de palavras começadas por h, mas neste caso continuam a ser escritas da mesma forma, pq o critério foi a origem da palavra. Aqui já não ligaram à fonética.
    Basicamente isto será para a nossa geração o mesmo que o ph passar a escrever-se com f foi para os nossos pais e avós. Vamos remoer e daqui por uma dezena de anos já nem reparamos nisto.

    Só tenho pena de quem trabalhe com documentos oficiais e agora tem que reaprender português.

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo com o GODfromage mas vou levar a discussão para uma visão mais ideológica e social. Tal como eu costumo defender a maior força existente no mundo é a inércia que é basicamente a força que contraria qualquer estado de movimento (seja ele estático ou não). Isto dito por outras palavras, as pessoas têm sempre uma tendência natural a resistir a qualquer tipo de mudança especialmente quando ela toca em coisas a que estamos habituados desde que nascemos. Quantas vezes vemos aqueles casos de comunidades que perdem a cabeça porque vão construir uma barragem no "jardim" que estão habituados a ver desde que ali vivem. Obviamente que não chega dizer a estas pessoas que é para o bem do país e todos os outros benefícios que uma barragem pode ter. De certa forma a língua é uma das coisas que está mais presa à nossa identidade pessoal e colectiva e como é óbvio conheço muito poucas pessoas (quer Brasileiros quer Portugueses) com que não mostrem muitas reservas relativamente a esta mudança. Mas a minha perspectiva é que o mundo evoluí e como tal, apesar de nós termos dificuldade em compreender a necessidade de certas mudanças e não nos conseguirmos abstrair dos sentimentos de posse que temos relativamente a algo que nos foi apresentado quando tínhamos poucos anos de vida e que mantemos connosco até aos dias de hoje, por vezes há mudanças que têm frutos positivos a longo prazo. Se bem se lembram na altura do Euro foi a mesma coisa e hoje em dia eu pergunto-me como nós estaríamos se ainda tivéssemos o escudo! E sim.. vi muito boa gente a dizer que os custos e os problemas de transição de uma moeda para a outra iriam trazer muitos mais problemas do que mantermo-nos com o escudo.

    Por outro lado também temos que ver que antigamente a perspectiva mundial era muito mais “separatista”. Criavam-se muralhas para separar países e qualquer objecto que nos distinguisse de outras culturas e regiões era motivo de enorme orgulho. Hoje em dia as coisas caminham para uma perspectiva muito mais global. E nessa perspectiva global nós já cometemos atentados para os próximos cem anos (com Angola, com Timor, etc.). Nós somos peritos no presente em queimar o que de bom fizemos no passado sem pensar no que os nossos filhos vão viver no futuro. Se estas pequenas adaptações servirem para aproximarem os países lusófonos (quer em termos económicos quer sociais) e corrigir as atrocidades que temos vindo a cometer ao longos dos anos estou mais do que disposto a libertar-me do sentimento de posse que tenho para com os Cs mudos em nome disso.

    Também pode ser que daqui a uns anos estejamos todos a falar Inglês (não é preciso muito para perceber que é para lá que caminhamos a passos largos) e todo este testamento tenha sido inútil bem como estas adaptações linguísticas ao nosso Português!

    Desculpem o testamento (mas eu tenho dificuldade em parar quando começo.. o que custa é começar (inércia :p).. e feliz ou infelizmente quem me conhece sabe disto melhor do que ninguém lolol).

    ResponderEliminar
  3. Bem, primeira anotação: Fromage, num post sobre português, tu escreves uma frase com um 'k' a substituir uma palavra???? "são várias as palavras com C k há muito eu dizia como letra muda" Socorro!
    E Jorge, quanto à inércia.. Bem.. Isso é tudo muito bonito e até pode funcionar de vez em quando.. Mas ias-lhe chamar inércia se mudassem a nossa bandeira? "Ah e tal, com o tempo habituamo-nos.." Era?
    Para mim, há coisas que definem a nossa identidade. Claro que temos de ser flexíveis, claro que o mundo está a globalizar.. Mas nem 8 nem 80 né? É preciso definir os limites. E sobretudo, nós portugueses temos obrigação de defender a nossa identidade! É verdade que não temos grande voto na matéria quanto ao acordo ortográfico. Ninguém nos consultou quando ele foi assinado, infelizmente. Mas no nosso dia-a-dia temos pelo menos a possibilidade de tentar falar correctamente e com palavras que EXISTAM em português! É o mínimo não?
    LINKAR? Isto é um atentado! Porque é que ninguém me respondeu a isto? Quando ouço estas coisas só me apetece gritar "Essa palavra não existe! Nem em inglês nem em língua nenhuma!". Socorro! Acho q tou a ficar senil com esta cena..

    ResponderEliminar
  4. Já que não escreves nada, aproveito para te perguntar algo sobre português, como ex-corrector ortográfico da minha pessoa.

    Sabias que estória passou a ser considerado no vocabulário tuga?

    Chese

    ResponderEliminar
  5. Cheese, já te expliquei que o meu próximo post está em fase de maturação.. Mas posso desde já adiantar que será sobre ARTE.. uhuhuh.. suspense......
    Quanto a "estória", eu acho que já era considerada Cheese, pelo menos em determinados contextos..
    http://www.flip.pt/language/en-US/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/457.aspx
    Apesar de ser uma palavra um pouco dúbia, acho que já era considerada...

    ResponderEliminar