sábado, 28 de janeiro de 2012

PortuSol

Quando me mudei para Inglaterra, várias pessoas me disseram que o clima seria uma das barreiras mais difíceis da minha mudança. Já estava por isso psicologicamente preparada para o que aí vinha. E a verdade é que a diferença sente-se e muito.

No Inverno, às 4h da tarde já é noite. Em grande parte dos dias não se vê o Sol porque o céu está permanentemente coberto de nuvens. Há dias em olhamos lá para fora e perguntamos "Será que está a anoitecer, ou será que está a amanhecer?"... E depois quando olhamos para o relógio vemos que é meio-dia e que simplesmente hoje já não vamos ter mais do que aquele nível de luminosidade. Há dias em que somos acordados pelo Sol e vemos um céu totalmente limpo; mas são raros esses dias que não terminam com chuva, ou pelo menos com o céu totalmente nublado.

Mas como em tudo, o ser humano habitua-se. E na verdade, quando estou em Inglaterra, apesar de sentir isto, não custa assim tanto como pode parecer.
O choque acontece quando venho a Portugal. Hoje quando saí do avião o meu primeiro pensamento foi "Ahhhhhh... Aqui consigo respirar!". E é mesmo isto que sinto. O céu limpíssimo, um sol que apesar de ser de Inverno é quente e caloroso, uma luminosidade incrível. E mesmo sendo Inverno, já cheira a Primavera!

Este clima acalma o corpo e o espírito. Sem dúvida, não há nada que pague este sol!!!

1 comentário:

  1. Lado positivo disso... escusas de visitar os Açores, visto que já conheces o clima de lá.

    Cheese

    ResponderEliminar